Edifício da Fundació Joan Miró, Barcelona.

Hoje levei minhas alunas, futuras professoras de educação infantil, para conhecer a parte educativa da Fundació Joan Miró, que é bastante estruturada e está dirigida aos diferentes níveis educativos. A Fundação recebe em torno de 700 mil visitantes durante o ano, dos quais uns 33 mil são publico escolar, entre os que 60% se caracterizam por educação infantil e os primeiros anos de primária. 

Neste contexto, se pode entender porque as propostas educativas desse espaço são tão bem elaboradas e requisitadas pelos docentes não só catalães, mas também do resto da Espanha e Europa. 

O Departamento educativo desenha e executa uma série de atividades úteis para facilitar não só o entendimento da obra de Joan Miró, como também para aproximar o público da arte contemporânea. Oferece uma variedade de opções dirigidas aos mais diversos tipos de visitantes (alunos de infantil, primária e secundária, adultos, famílias, pessoas com necessidades especiais etc.), adequando-se aos interesses de cada um   desse grupos e desenvolvendo atividades que compreendes visitas, oficinas, espetáculos e material didático.




Dentro destas propostas a área educativa desenvolveu o aplicativo PLAY MIRÓ, que se trata de um conjunto de conteúdos interativos sobre a figura e a obra de Joan Miró. O aplicativo está em 4 idiomas: espanhol, catalão, inglês e francês.



O aplicativo está composto por três linhas de atividades:


  • VÍDEOS: 35 vídeos sobre a vida, a obra, as técnicas e a iconografia de Miró.

  • ATIVIDADES: 30 atividades organizadas em torno a 10 conceitos, cada conceito tem 3 níveis de dificuldade, que em de maneira orientativa seria: nível 1 indicado a crianças de 3 a 6 anos, nível 2 para crianças de 7 a 12 e nível superior para o resto de público. Cada nível tem duas fase: a primeira de observação e a segunda de criação.
  • + GUIA DIDÁTICA: guia destinada aos educadores e que compreende 27 fichas de atividades para serem realizadas. Cada ficha consta de: introdução;  explicação do funcionamento da atividade (Em que consiste?); objetivos didáticos (Que queremos conseguir?); conteúdos educativos (Que aprendemos?), sugestões para aprofundar o tema tratado (Para saber mais...), uma proposta plástica e uma proposta acessível (com os olhos fechados, dirigida para deficientes visuais)

  • EXPLORAÇÃO: navegação livre por uma seleção de obras relacionadas com 4 temas: astros, animais, partes do corpo e esculturas.
Além disso, também há outros recursos como: índice alfabético e cronólogico de obras,  perguntas frequentes sobre a vida, a obra, as técnicas e a iconografia de Miró








+ info:
Fundació Joan Miró  + Departamento Educativo
Play Miró
Guía didática (pdf)


Facebook Comments