|
Smirk, Alyssa Monks, óleo sobre tela, 48x64, 2009 |
“A utilização de filtros, tais como vidro, vinil, água e vapor de água, permitem que eu distorça o corpo nos espaços pintados. Estes filtros permitem ver grandes áreas abstratas - ilhas de cor com superfícies ativadas – e simultaneamente partes do corpo humano. Em uma abordagem contemporânea das mulheres tomando banho, meus sujeitos são empurrados contra as superfícies, distorcendo seu corpo, captando e comandando o olhar proverbial masculino. Pinceladas grossas em relações de cores delicadas são usadas para imitar vidro, água, vapor e carne à distância. No entanto, de perto, as deliciosas propriedades físicas da tinta a óleo são aparentes. Sustentando assim o momento no qual as pinceladas abstratas se tornam algo mais.”
(Alyssa Monks)
|
Trust, Alyssa Monks, óleo sobre tela, 32x48, 2010 |
Alyssa Monks, nascida em 1977 em Ridgewood, Nova Jersey, possui uma sólida formação acadêmica: Belas Artes na Boston College (1999), pintura na Academia Lorenzo de Medici em Florença, Master em arte figurativa na New York Academy of Art (2011), residência em Fullerton College (2006). Atualmente compagina sua atividade de pintora com a de docente, ministrando aulas de pintura na New York Academy of Art, New York Academy of Art e Lyme Academy College of Fine Arts.
Pintora que capta a atenção do espectador pela tensão de suas obras, que transitam entre o hiperrealismo e a arte abstrata. A atmosfera de Alyssa é úmida e muitas vezes obscura, repleta de autenticidade e sensibilidade.
|
Smear (estudo), Alyssa Monks, óleo sobre chapa, 10x16, 2012 |
Na maioria de suas obras a artista utiliza elementos como vidro, plástico, água e vapor como filtros que distorcem os corpos e que ao mesmo tempo transformam o espectador em um voyer que espreita cenas íntimas e proibidas.
|
Still Wet, Alyssa Monks, óleo sobre tela, 54x82, 2011 |
Estes elementos associados a dramática expressão dos personagens em algumas obras criam uma atmosfera de suspense na qual o espectador torna-se a testemunha ocular de um crime.
|
Scream, Alyssa Monks, óleo sobre tela, 48x72, 2010 |
As obras nas quais Alyssa mostra o que não devia ser visto são as mais inquietantes. No entanto, a artista também pinta retratos e cenas cotidianas, que nos atraem mais pela intensidade e enquadramento da cena do que pelo próprio realismo que consegue lograr.
|
The race, Alyssa Monks, óleo sobre tela, 72x96, 2007 |
A expressividade dos rostos, a sensualidade dos corpos, a atmosfera das cenas e a perfeita escolha dos tons utilizados são algumas das características que se sobressaem no trabalho desta jovem pintora norte-americana.
|
Echo, Alyssa Monks, óleo sobre tela, 38x64, 2006 |
O olhar fotográfico plasmado em uma pintura de grande versatilidade e qualidade técnica tornaram Alyssa Monks uma referência na pintura hiperrealista.
|
Noise, Alyssa Monks, óleo sobre tela, 64x86, 2007 |