Jachttrofee (troféu), Carolien Adriaansche, material reciclado |
Carolien Adriaansche (1963), artista situada na Holanda, certa vez visitou o Museu de História Natural de Roterdã – segunda maior cidade de seu país. Ela então conectou os animais que viu ali ao seu talento de transformar objetos em arte para criar “uma nova bio-diversidade feita com lixo”, como explica em seu site.
De uma só vez, o projeto de Carolien discute a relação do homem com o meio ambiente levando em conta pelo menos dois aspectos: a produção de lixo e o modo como lidamos com os animais.
Enfeitar as paredes com esses animais de sucata – os defensores dos animais hão de concordar – é bem mais legal do que pendurar uma cabeça de animal empalhado.
A artista também desenvolve o projeto 100% Pure Plastic (100% plástico puro), a reciclagem promovida pelo projeto trabalha de forma criativa o problema do lixo na consciência do consumidor, fornecendo informações sobre o excesso de consumo e o problema do lixo e possibilitado que possam criar a partir do desperdício. O resultado de algumas das ações do projeto podemos ver nas imagens a seguir:
Beesten (criaturas), Carolien Adriaansche, material reciclado |
Collecties (coleções), Carolien Adriaansche, material reciclado |
11 Supermarktentocht (11 supermercados), Carolien Adriaansche, intervenção em supermercados onde a artista propõe uma nova diversidade |
Afvalbotenrace (regata de resíduos), Carolien Adriaansche |
Petflesinvasie Inholland (invasão de garrafas PET na Holanda), oficina realizada por Carolien Adriaansche com alunos universitários |
Carolien participou em 2004-2005 de uma iniciativa do Ministério da Educação holandês que tinha como objetivo colocar artistas profissionais em sala de aula. Também é possível encontrar na web registros mais recentes de oficinas de arte-educação dirigidos pela artista (ver álbuns FlicR).
A produção artística de Carolien Adriaansche com material reciclado é um excelente exemplo de como construir coisas belas a partir de objetos descartáveis e que realmente podem ser motivadoras em sala de aula pelo resultado estético que se consegue obter.
+ blog: afvaljuf.blogspot.nl
+ blog: afvaljuf.blogspot.nl
Estes dias conheci o blog Somente Coisas Legais, que como o próprio nome diz é pra lá de legal. São coisas super interessantes de todas as áreas e é claro que posts que envolvam arte e cultura não faltam.
Resolvi contatar com Diego Bravo o autor do blog, uma cachola super aberta e generosa. Deste contato surgiu uma pequena parceria: republicarmos posts de ambos blogs. Portanto, os dois primeiros parágrafos do texto do post de hoje é de sua autoria e foi publicado originalmente no Somente Coisas Legais em 08 de janeiro de 2013 como título "Animais de sucata".