Detalhe das pinceladas de Van Gogh en seu famoso quadro The Starry Night, 1889. |
Talvez a maioria já conheça, mas não posso deixar de registrar neste blog o Google Art Project, uma excelente ferramenta online para os arte-educadores e que permite muitas possibilidades de uso. Sinceramente, me emociono quando vejo que hoje a internet nos possibilita ter acesso a este tipo de material. Onde quer que estejamos nos transformamos em cidadãos do mundo.
O Google Art Project é uma galeria visual com mais de 30 mil obras de arte (pinturas, esculturas, desenhos, objetos etc), procedentes de mais de 150 museus de todo o mundo, dentre eles estão os brasileiros Museu de Arte Moderna (MAM) (com 90 obras) e a Pinacoteca de São Paulo (com 98 obras).
Podemos explorar as obras de arte com detalhamento e nas de alta qualidade (atualmente há 46 obras com resolução "gigapíxel") se pode vislumbrar a textura das pinceladas ou o craquelado das antigas pinturas a óleo, como as obras das coleções brasileiras: Saudade (Almeida Jr., 1899, Pinacoteca SP) e o painel dos grafiteiros osgemeos (sem título, osgemeos, 2010, MAM).
Captura do painel de osgemeos no Museu de Arte Moderna para obtenção de imagem em resolução gigapixel |
As COLEÇÕES podem ser encontradas por nome e localização geográfica, além disso é possível verificar quais museus tem visita virtual e quais são os que foram adicionados recentemente ao projeto, para isso utilize o botão REFINE no canto superior direito.
Os ARTISTAS podem ser encontrados por ordem alfabética.
Enquanto que as OBRAS DE ARTE podem ser encontradas por nome ou por técnica (mal traduzido "instrumento"), e ainda é possível saber quais obras estão em resolução gigapixel utilizando o REFINE.
Podemos criar GALERIAS públicas ou privadas nas quais podemos organizar as obras como quisermos: por tema, técnica, artista etc. As galerias públicas também podem ser encontradas pelo item do menu "GALERIAS DE USUÁRIOS" e melhorar a busca através do REFINE que nos permite encontrá-las por nome ou pelas categorias: popular e mais recente.
Além disso, podemos compartilhar o que encontramos nas redes sociais.
A School for Boys and Girls, Jan Steen, 1670 |
O projeto oferece várias propostas didáticas na seção EDUCAÇÃO (menu rodapé), infelizmente este conteúdo está unicamente em inglês.
No item Look like an expert estão interessantes maneiras de nos aproximarmos da história da arte desde distintos pontos de vista:
- criar galerias em que se cataloguem obras por temas ou motivos que identifiquem uma determinada época histórica; criar jogo de pares nos quais é possível unir detalhes com as obras as quais pertencem para uma melhor análise;
- identificar obras de um determinado período a partir de características básicas de estilo, ideal de beleza, modo de representação etc.;
- criar galerias em que a classificação seja o suporte ou material empregado na realização da obra, posto que a qualidade das obras pode nos ajudar a identificar claramente as diferentes técnicas, a aparência dos distintos materiais e, inclusive, a deterioração dos mesmos com o tempo, do mesmo modo, se pode analisar o traço ou a pincelada característicos de determinados artistas.
- criar pistas para ajudar na exploração e na observação em detalhe de diferentes obras.
- identificar obras de um determinado período a partir de características básicas de estilo, ideal de beleza, modo de representação etc.;
- criar galerias em que a classificação seja o suporte ou material empregado na realização da obra, posto que a qualidade das obras pode nos ajudar a identificar claramente as diferentes técnicas, a aparência dos distintos materiais e, inclusive, a deterioração dos mesmos com o tempo, do mesmo modo, se pode analisar o traço ou a pincelada característicos de determinados artistas.
- criar pistas para ajudar na exploração e na observação em detalhe de diferentes obras.
Em DIY (Do it yourself /Faça você mesmo) propões várias atividades muito interessantes:
- Sua Galeria: criar galerias para organizar exposições de acordo com um determinado tema e tornar-se um curador virtual de exposições, não só selecionando as obras, mas organizando a ordem de apresentação das mesmas.
- Rebus: organizar uma exposição através de justaposições de elementos presentes nas obras, ou bem, eleger uma sala de um museu, realizar uma visita virtual, analisar a ordem das obras expostas e criar uma galeria com as mesmas.
- Remix: criar um espaço interior que acompanhe uma obra de arte, este espaço pode ser decorado com móveis, ser ambientado com música, ter um vestuário escolhido para ela etc. São infinitas possibilidades de criação/combinação.
- Expedição Fotográfica: recolher detalhes das ampliações das imagens e realizar uma galeria com animais, plantas, adereços etc.
- Reinterpretação de obras: leitura de obras de arte históricas como se os fatos retratados tivessem acontecido na atualidade.
- Importância do material: criar releituras em diferentes materiais para verificar as diferenças de significado que podem acarretar essas mudanças. Ou ainda criar "pinturas vivas" como as realizadas no projeto "70 Millions" de Hold Your Horses:
- Rebus: organizar uma exposição através de justaposições de elementos presentes nas obras, ou bem, eleger uma sala de um museu, realizar uma visita virtual, analisar a ordem das obras expostas e criar uma galeria com as mesmas.
- Remix: criar um espaço interior que acompanhe uma obra de arte, este espaço pode ser decorado com móveis, ser ambientado com música, ter um vestuário escolhido para ela etc. São infinitas possibilidades de criação/combinação.
- Expedição Fotográfica: recolher detalhes das ampliações das imagens e realizar uma galeria com animais, plantas, adereços etc.
- Reinterpretação de obras: leitura de obras de arte históricas como se os fatos retratados tivessem acontecido na atualidade.
- Importância do material: criar releituras em diferentes materiais para verificar as diferenças de significado que podem acarretar essas mudanças. Ou ainda criar "pinturas vivas" como as realizadas no projeto "70 Millions" de Hold Your Horses:
- Inventando cores: criar uma galeria que reuna obras de arte nas quais predomine determinado conjunto de cores: gama fria, gama quente, harmonias, contrastes etc.
- Caçada de imagens: crie quebra-cabeças ou pistas para que os alunos possam descobrir imagens.
- Uma coisa engraçada aconteceu a caminho do museu: quando nos deparamos com uma obra de arte em um museu, raramente pensamos de onde veio e como chegou ao museu, mas toda obra de arte tem uma história única de proveniência. Algumas obras de arte vêm de igrejas, algumas de túmulos ou palácios. Obras de arte podem passar por muitas mãos antes de chegar a um museu. No Google Art Project, a proveniência de uma obra pode ser encontrada no item "Detalhes".
Embora saibamos que a proveniência da maioria das obras de arte, muitas vezes permanecem mistérios. Imagine um trabalho de proveniência escolhendo uma ou duas obras de arte de qualquer coleção. Peça aos alunos para que escrevam uma história fantástica sobre como as obras acabaram ali.
- Caçada de imagens: crie quebra-cabeças ou pistas para que os alunos possam descobrir imagens.
- Uma coisa engraçada aconteceu a caminho do museu: quando nos deparamos com uma obra de arte em um museu, raramente pensamos de onde veio e como chegou ao museu, mas toda obra de arte tem uma história única de proveniência. Algumas obras de arte vêm de igrejas, algumas de túmulos ou palácios. Obras de arte podem passar por muitas mãos antes de chegar a um museu. No Google Art Project, a proveniência de uma obra pode ser encontrada no item "Detalhes".
Embora saibamos que a proveniência da maioria das obras de arte, muitas vezes permanecem mistérios. Imagine um trabalho de proveniência escolhendo uma ou duas obras de arte de qualquer coleção. Peça aos alunos para que escrevam uma história fantástica sobre como as obras acabaram ali.
Em What's next? (O que vem depois?) o projeto nos propõe um excelente banco de recursos online: uma série de páginas web que podem nos ajudar a seguir trabalhando con arte.
No canal Google Art Project do Youtube também podemos encontrar vários videos que podem nos auxiliar no ensino de arte.
PROPOSTA DIDÁTICA COM O USO DE GOOGLE ART PROJECT
Unidade didática Como criar uma galeria virtual de arte + Vídeo Galerias virtuais no Google Art Project (Nova Escola)
+ Como usar o Google Art Project (descrição das principais funções do projeto)
+ Perguntas Frequentes do Google Art Project