Wikipaintings é uma enciclopédia online de arte visual. O projeto é uma iniciativa sem fins lucrativos que baseia-se no conceito wiki, ou seja, qualquer pessoa que queira participar do projeto pode criar e editar o conteúdo do site, portanto, a medida que vão se incorporando pessoas o conteúdo também vai aumentando de maneira dinâmica. No entanto, todas as atualizações são submetidas a uma moderação na tentativa de assegurar uma maior confiabilidade das informações. 
Artistas brasileiros que podemos encontrar na Wikipaintings
O conteúdo da Wikipaintings está organizados em dois grandes grupos: artistas e obras. Podemos encontrar os artistas por ordem alfabética, movimento artístico, escola ou grupo, tema, nacionalidade e período. As obras podem ser buscadas por estilo, tema e técnica. Mas também podemos deixar que o próprio sistema escolha por nós, utilizando o "obra aleatória".  Há ainda a possibilidade de encontrar os artistas e as obras mais populares.
Obras mais populares
Podemos encontrar obras que já pertencem ao domínio público e obras que ainda estão protegidas pela lei de direitos autorais, a inclusão destas últimas está justificada por escolher obras que sejam significativas historicamente e por usar as imagens para informar e educar. Além disso, as imagens já estão disponíveis na internet por outros meios e, cabe destacar, que estão em baixa resolução não sendo adequadas ao uso comercial. 
Obras disponíveis em Wikipaintings da brasileira Beatriz Milhazes
Os idiomas disponíveis no momento são inglês, espanhol, português, russo e ucraniano, no entanto, a exceção do inglês em todos os outros idiomas há a necessidade de apoio para que a informação seja aprimorada.

Para participar do projeto você deve preencher um formulário e a única exigência é que saibas inglês e existem várias formas de contribuição:
- ajudar com a tradução da página web em outros idiomas;
- contribuir para a estruturação da base de dados das imagens;
- editar y completar a informação que já está disponível;
- reportar erros e imagens com baixa qualidade;
- doar dinheiro para que o projeto siga crescendo;
- compartilhar com outras pessoas;
- fazer comentários e dar sugestões.

Este projeto, por tratar-se de uma wiki, não tem tantos recursos como o Google Art Project, por exemplo não podemos criar galerias, no entanto, pode ser uma útil ferramenta no ensino de arte. 


Facebook Comments