Em 2006, o fotógrafo holandês Ahmet Polat veio ao Brasil para registrar a história de quatro jovens designers que viviam nas redondezas da favela do Campo Limpo, em São Paulo. Polat seguiu os jovens em sua rotina diária, na luta árdua para conseguir “um lugar ao sol” na indústria da moda. 


Suas imagens retratam a jornada deste pequeno grupo desde um pequeno estúdio de costura, da ONG Estrela Nova, no Campo Limpo, onde aprendiam costura e modelagem, a corrida para concorrer a bolsas de estudos no IED Moda & Design, até o trabalho no backstage do São Paulo Fashion Week, o maior evento de moda do país.

Hoje, de volta ao país, o fotógrafo reencontra os quatro designers, Mariana, Leandro, Bruna e João Carlos, para contar através de suas lentes as histórias e conquistas no tão concorrido mercado da moda, seis anos depois. As imagens realizadas durantes esses dois períodos serão exibidas entre 26 de junho e 31 de julho, na DOC Galeria, na Vila Madalena. Durante o tempo que estiveram longe, os jovens conseguiram progredir em seus ideais. Mariana Machado lançou este ano sua própria marca de streetwear, chamada Calvário; João Carlos Monteiro atualmente desenvolve figurinos (já premiados) para o teatro do Clube Paulistano e trabalha em um atelier de moda; Leandro Benites trabalha para a SAAD, além de tocar seus próprios projetos através dos quais foi selecionado para participar do Movimento HOTSPOT, idealizado pela Luminosidade, de Paulo Borges; Bruna Medeiros, que não conseguiu a bolsa para o IED há seis anos, abriu seu ateliê no Campo Limpo e produz roupas para diversas lojas. É de seu ateliê também que saem algumas das modelagens para marcas como Daslu e Cris Barros.


Este projeto conta com o apoio da Prefeitura de Amsterdam e do Mondrian Foundation, que visam realizar um intercâmbio cultural entre as cidades de São Paulo e a capital da Holanda, com foco na indústria criativa e de educação. A produção é de Stijntje Blankendaal.



O fotógrafo Ahmet Polat nasceu em 1978, no sul da Holanda. Filho de mãe holandesa e pai turco é a fusão do Ocidente com o Oriente. Sua posição bicultural transformou-o em um questionador. Nunca satisfeito com o superficial, usa seu trabalho para documentar as formas pelas quais as pessoas procuram a sua identidade através dos rituais diários, das tradições e da interação.

Seus trabalhos têm sido exibidos no Istanbul Modern, FOAM, DEPO Istanbul, no Rijksmuseum e também foram publicados no NY Times, na Vogue francesa e turca, Paris Match, Vice, Quest, Rolling Stone, Volkskrant, NRC, Trouw e Elsevier. Também recebeu o prêmio ICP em 2006.

Em 2012 mudou-se para Istambul, onde trabalhou como Diretor de Arte na Vogue Turquia. Seu último livro, “Kemal’s Dream”, discute questões atuais da juventude na Turquia. Ahmet é representado pela Gallery X-ist, de Istambul – www.artxist.com



DOC Galeria Exposição: O dom da periferia
Abertura para convidados: 26 de junho às 20h
Endereço: R. Aspicuelta, 662 - Vila Madalena, São Paulo, SP
Tel: 11 3938 0130
Período: de 27 de junho até 31 de julho
De segunda à sexta das 11h às 19h, sábado das 11h às 14h


Facebook Comments