Autor: Antonio Manchón
Número de páginas: 416 pags
Idioma: Espanhol
ISBN: 9788437625621
Año de edición:2009
Editora: Cátedra
Local: Madrid


Este livro estuda o desenho infantil centrando-se no grafismo de crianças de 1 a 7 anos. O autor realiza uma exaustiva análise de mais de 20 mil desenhos. Manchón revisa as etapas do desenvolvimento gráfico propostas por Vicktor Lowenfeld e propõe novas classificações a partir dela.




"Los dibujos de los niños" está composto de 6 capítulos:
1. Estudios sobre el dibujo infantil, no qual realiza uma revisão dos estudos relacionados ao desenvolvimento gráfico infantil.
2. Nuestra investigación, que refere-se aos objetivos e à metodologia empregada.
3. El periodo de la informa - el garabateo o el imperio de la acción (el niño de 1 a 3 años), em que propõe uma nova "taxonomia das garatujas" apoiada em amplos estudos estatísticos.
4. El periodo de la forma - la representación graficosimbólica (el niño de 3 a 4 años), no qual apresenta um aporte teórico original, constituindo-se no principal capítulo da publicação.
5. El periodo de la esquematización - los comienzos de la representación figurativa (el niño de 4 a 7 años), neste capítulo o autor revisa a etapa do esquema proposta por Lowenfeld. La representación humana, nesse último capítulo o autor estuda em profundidade a representação da figura humana. 
Como complemento ao livro está a página web "Dibujo Infantil" (www.dibujoinfantil.com) criada pelo autor na qual podemos encontrar informação sobre o a pesquisa, assim como uma excelente galeria dos desenhos infantis classificados de acordo com a sua teoria.
Seguinte
Postagem mais recente
Anterior
Este é o último post.

Facebook Comments