O jovem ilustrador polonês Paweł Kuczyński (www.pawelkuczynski.com), nascido em 1976 em Szczecin é formado em Belas Artes com habilitação em Artes Gráficas. 


Desde 2004, Paweł trabalha como cartunista e já ganhou inúmeros prêmios, entre eles o prestigioso prêmio Eryk da Associação de Cartunistas Poloneses, por um recorde em número de prêmios conquistados em concursos internacionais. 


Com um desenho muito bem resolvido, tanto no traço como na escolha cor, Kuczyński dá conta de questões políticas, sociais e ambientais e promove uma reflexão profunda sobre esses temas através de imagens, as quais fazem valer o famoso ditado de que valem mais que mil palavras. 


Suas ilustrações, prenhes de um humor ácido e corrosivo, tratam de temas como a pobreza, as desigualdades sociais, a fome, a guerra, a corrupção, o trabalho infantil e o trabalho escravo e a poluição, refletindo a imagem do mundo contemporâneo com muita fidelidade. 


Kuczyński ultrapassa as fronteiras de seu país criando ilustrações satíricas que são retratos da realidade de muitos países, entre eles, infelizmente, o nosso.


A obra de Paweł Kuczyński é uma excelente referência para se trabalhar arte e sociedade em sala de aula, posto que permite a reflexão sobre os problemas socioeconômicos e ambientais que nos rodeia e serve de inspiração para a criação de desenhos politicamente comprometidos.



Facebook Comments