O artista plástico Vítor Mizael integra a nova coletiva da Blau Projects, intitulada The summer is on, ao lado de quatro outros nomes - Marcone Moreira, Marta Puntel, Renata Cruz e Fernanda Chieco. O “quinteto” de criadores expõe 25 trabalhos que têm a contemporaneidade como denominador comum. 

DESENHO E ESCULTURA Para a exposição, Mizael preparou uma instalação de parede com 24 caixas de madeira. O artista trabalha com desenhos em grafite, feitos sobre a matéria-prima, que habitualmente é utilizada para acondicionar os trabalhos e não como parte integrante de sua composição. A obra traz imagens de pássaros domésticos distorcidos a fim de questionar um desejo comum a todos: o ímpeto de ser livre. 


 “Fiz um conjunto de desenhos de pardais e periquitos com patas alongadas, três cabeças e bico cortado. A ideia é metaforizar a liberdade e a falta dela. Ao mesmo tempo, quis falar da impossibilidade de ser liberto. Os pássaros nessas condições não são” (Vítor Mizael)

Além de subverter em forma os animais, Vítor Mizael também tem como intenção questionar a ordem do desenho. 

“Normalmente, essa técnica reside no grafite sobre papel. Nos museus, as caixas de madeira servem para condicionar as obras de arte e são descartáveis. O que seria, então, a casca da salva-guarda é o próprio trabalho” (Vítor Mizael)
 Esse tipo de contestação sempre permeia suas obras.

 “Gosto de brincar com a hierarquização que as instituições de arte impõem. Com isso, revelo mais a ideia do que a forma – na verdade, é o que importa” (Vítor Mizael)
Na obra que Mizael expõe na Blau Projects, as caixas assumem uma característica tridimensional, dando ao desenho um aspecto escultural que, inicialmente, não existia. Pela tradição, ocupação do espaço e tridimensionalidade são atributos que pertencem à técnica da escultura, mas ambos foram incorporados ao desenho pelo artista. 

ARTE NO METRÔ Recentemente, Mizael fechou com o Masp para mais um projeto: em 2014, ele fará parte do projeto do museu paulistano que sempre expõe obras inéditas na estação de metrô Trianon-Masp. 


“Os artistas são convidados a intervir naquele espaço. Usarei bichos empalhados. Estou fechando alguns detalhes burocráticos da minha obra”  (Vítor Mizael)

SOBRE O ARTISTA: Vítor Mizael é formado em artes plásticas pela UNESP, com pós-graduação e mestrado pela USP, e possui 12 anos de atuação como expositor. Passou por instituições como Zipper, Caixa Cultural, Paço das Artes, entre outras. Em 2013, fez duas individuais em Madri e outras duas em São Paulo.
SERVIÇO: Exposição The Summer is On 07.12.2013 a 07.02.2014 | Horários de funcionamento: terça a sábado, das 11h às 19h Blau Projects: rua Fradique Coutinho, 1464 – Fundos - www.blauprojects.com
Seguinte
Este é o post mais recente.
Anterior
Postagem mais antiga

Facebook Comments