Jachttrofee (troféu), Carolien Adriaansche, material reciclado

Carolien Adriaansche (1963), artista situada na Holanda, certa vez visitou o Museu de História Natural de Roterdã – segunda maior cidade de seu país. Ela então conectou os animais que viu ali ao seu talento de transformar objetos em arte para criar “uma nova bio-diversidade feita com lixo”, como explica em seu site

De uma só vez, o projeto de Carolien discute a relação do homem com o meio ambiente levando em conta pelo menos dois aspectos: a produção de lixo e o modo como lidamos com os animais. Enfeitar as paredes com esses animais de sucata – os defensores dos animais hão de concordar – é bem mais legal do que pendurar uma cabeça de animal empalhado.

Beesten (criaturas), Carolien Adriaansche, material reciclado
Collecties (coleções), Carolien Adriaansche, material reciclado
A artista também desenvolve o projeto 100% Pure Plastic (100% plástico puro), a reciclagem promovida pelo projeto trabalha de forma criativa o problema do lixo na consciência do consumidor, fornecendo informações sobre o excesso de consumo e o problema do lixo e possibilitado que possam criar a partir do desperdício. O resultado  de algumas das ações do projeto podemos ver nas imagens a seguir:

11 Supermarktentocht (11 supermercados), Carolien Adriaansche, intervenção em supermercados onde a artista propõe uma nova diversidade
Afvalbotenrace (regata de resíduos), Carolien Adriaansche
Petflesinvasie Inholland (invasão de garrafas PET na Holanda),
oficina realizada por Carolien Adriaansche com alunos universitários


Carolien participou em 2004-2005 de uma iniciativa do Ministério da Educação holandês que tinha como objetivo colocar artistas profissionais em sala de aula. Também é possível encontrar na web registros mais recentes de oficinas de arte-educação dirigidos pela artista (ver álbuns FlicR).

A produção artística de Carolien Adriaansche com material reciclado é um excelente exemplo de como construir coisas belas a partir de objetos descartáveis e que realmente podem ser motivadoras em sala de aula pelo resultado estético que se consegue obter.

+ blog: afvaljuf.blogspot.nl






Estes dias conheci o blog Somente Coisas Legais, que como o próprio nome diz é pra lá de legal. São coisas super interessantes de todas as áreas e é claro que posts que envolvam arte e cultura não faltam.
Resolvi contatar com Diego Bravo o autor do blog, uma cachola super aberta e generosa. Deste contato surgiu uma pequena parceria: republicarmos posts de ambos blogs. Portanto, os dois primeiros parágrafos do texto do post de hoje é de sua autoria e foi publicado originalmente no Somente Coisas Legais em 08 de janeiro de 2013 como título "Animais de sucata". 


Facebook Comments