As Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC podem ser muito úteis se bem utilizadas. Existem centenas de aplicativos prontos para utilizarmos em aula, alguns bons, outros nem tanto. Dentre os aplicativos que existem disponíveis na red, cabe ao professor selecionar o que realmente pode funcionar e quando, adaptando-os às suas necessidades. No entanto, nem sempre isso é possível, e muitas vezes, segundo o tema tratado e o enfoque dado, o resultado é insuficiente e pouco motivador para o docente e para os alunos.

Para sanar este problema e possibilitar que professores produzam seus próprios conteúdos interativos, existem uma série de ferramentas disponíveis na rede. Mencionarei algumas delas, que creio podem ser úteis na construção de conteúdos para o ensino de artes. Da mesma maneira podem ser também muito úteis para artistas, poetas e músicos.



DOCUMENTA
Plataforma para criar, publicar e compartilhar projetos multimídia: apresentações, conteúdos docentes, experimentos, etc criada na Catalunha. É um programa criativo, intuitivo e fácil de utilizar. Tem a versão gratuita que é mais restrita e diversas licenças com pagamento: individuais, instituições e especial para escolas.  Está em vários idiomas, entre eles o português em algumas partes da página web.

Na Galeria podemos selecionar os tipos de projetos disponíveis por áreas e subáreas.

No item de Ayuda há uma série de documentação que nos ajuda a entender o funcionamento para poder utilizar a plataforma.



IMPROVISA: animações sonoras
Trata-se de um aplicativo online que pertence a DOCUMENTA. Esta aplicação nos permite criar composições audiovisuais, contos, poemas e outras invenções usando o teclado do computador como se fosse um teclado musical, de maneira que interatuam sons e imagens. Como está dentro de DOCUMENTA, as licenças são as mesmas. 

Possui uma ampla documentação de apoio: 

Tutoriais - está a documentação que nos ajuda a entender como funciona a aplicação: como criar as composições, como gravar, criar pastas de sons e de imagens e como subir os arquivos. 

Guia didática - dá as diretrizes de como docentes podem utilizar esse aplicativo em sala de aula, nos diferentes níveis de ensino, com exemplos de algumas experiências particulares.

Propostas didáticas - disponibiliza várias propostas, indicando os diferentes níveis de interação de acordo com os níveis de ensino.

Galeria - como podemos compartilhar nossos projetos, essa galeria disponibiliza os projetos criados e os organiza como clips selecionados, produções educativas e produções artísticas e musicais.



Clic está formado por uma série de aplicativos de software livre desenvolvidos pelo Departamento de Educação da Catalunha. Encontramos a informação em catalão, espanhol e inglês. Essa proposta é interessante porque o professor pode criar seus próprios aplicativos e depois publicá-las na biblioteca do projeto, compartilhando com outros docentes a sua produção.

Dentro do projeto chama a atenção:

JClic - software livre e gratuito que permite a criação, realização e avaliação de atividades educativas multimídia. Pode ser instalado em diferentes sistemas operativos: Windows, Mac OSX, Linux e tem como único requerimento a instalação da plataforma Java no computador. 
Existem vários tutorias e manuais que ensinam como manejar o programa, entre eles um em português  (Manual para uso de JClic em pdf) desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado do Paraná.

Biblioteca de atividades - espaço no qual você pode encontrar atividades realizadas por outros professores, ou ainda aportar atividades realizadas por nós. Podemos localizar as atividades por área, idioma e/ou nivel educativo. Algumas atividades estão bem feitas, outras nem tanto, mas como em tudo, a qualidade vai depender da criatividade, comprometimento, conhecimento de quem a propõe. Para visualizar as atividades também é necessário ter a plataforma Java instalada no computador.

Comunidad Clic - espaço dedicado a comunicação dos interessados em utilizar essa ferramenta. Existem duas listas de correos nas quais podemos nos inscrever e mantermos atualizados sobre o projeto.

Também podemos encontrar documentação, suporte e ferramentas que auxiliam a sua utilização.



SCRATCH
Linguagem de programação que possibilita e facilita a criação de histórias interativas, jogos, animações, música e arte que podes compartilhar com outros através de Internet. Scratch pode ser instalado gratuitamente e funciona em diferentes sistemas operativos: Windows, Mac OSX, Linux. Como não exige conhecimentos prévios de programação é ideal para iniciantes neste mundo de todas as idades, a partir de 8 anos já se  pode programar e criar projetos interativos através desse software e seu entorno de programação foi desenvolvido para facilitar a aprendizagem autônoma.

O nome "scratch" vem da mixagem dos DJs e este é o principal objetivo do programa: reutilizar peças para criar um mix virtual interativo através do uso de objetos, gráficos, sons etc para logo compartilha-lo com outros usuários através de http://scratch.mit.edu/. Essa ideia cumpre com o seu lema "imagina, programa e partilha".

A Universidade de Setúbal, em Portugal, desenvolve o projeto EduScratch, que objetiva apoiar, formar e partilhar experiências educativas com o uso de Scratch. Esse site é interessante porque está em português.

+ info Scratch:
Material de apoio - iniciantes
Computação Criativa - uma introdução ao pensamento computacional baseada no conceito de design
Manual básico de Scratch - Projeto XO UNICAMP
Atividade de Formação: explorando aplicativos e compartilhando reflexões - Projeto XO UNICAMP
Guia de exploração do Scratch
Vídeos-tutoriais sobre Scratch por Michel Fabiano
Criando com Scratch
Programando com Scratch
Conceitos de Programação e capacidades Suportadas pelo Scratch
Scratch Day Brasil 

Facebook Comments