Robério Brasileiro, um jovem de nome tão artístico, vem se consolidando nesse meio como um artista multimeios que trabalha com fotografia, video, artes digitais e design gráfico. É aluno no curso de Licenciatura em Artes Visuais da UNIVASF, e foi em sala de aula onde conheci a Robério e seu projeo Troco Fotos por Sorrisos. E me encantei!

Nesse projeto ele propõe uma barganha: o seu sorriso por uma foto e assim gera um intercâmbio imaterial-material entre ele e quem se deixa fotografar. Excelente fotógrafo, com olhar afiado e coração aberto, consegue registrar sorrisos espontâneos, divertidos e generosos. E assim cria uma rede social de sorrisos que está aberta a todos e todas que queiram fazer a troca. 

Eu ainda vou trocar o meu sorriso por uma foto, e você?



“Troco fotos por sorrisos” é um projeto performativo fotográfico que tem o objetivo primário de interferir na ação automática das pessoas em seus movimentos, comportamentos e expressões do cotidianos chamando à atenção para a reflexão sobre o simples ato de parar e sorrir. Basicamente tirar fotografia das pessoas por sorrisos. Uma troca entre fotógrafo e objeto a ser fotografado. Usando um cartaz escrito “troco fotos por sorrisos” posicionando-o em alguma praça bem movimenta, vestindo-se de vermelho, utilizando um câmera pendurada no pescoço a ação se inicia. As pessoas podem oferecer-se para iniciar a troca ou o fotógrafo intervir junto a ele para que a ideia funcione. Firmado o acordo entre esses dois eixos da performance, para cada transeunte fotografado recolhemos o nome para associá-la a foto, agradecemos os sorrisos trocados, damos um papel com um link para garantir à ele a fotografia que lhe é de direito pelos termos da troca.

Para ver mais fotos do projeto acesse: fotosporsorrisos.wordpress.com



Robério Brasileiro nasceu em Jacobina-BA. Tem formação em Artes Visuais pela Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF (2013). Trabalha atualmente com vídeo, fotografia, design gráfico, artes digitais. Ministra um curso de “Videoarte” em EAD no Projeto de ensino e extensão NARRAVIS da UNIVASF. Há cerca de três anos vêm desenvolvendo uma linguagem própria na produção de documentários e filmes de ficção. Exerce a profissão de Professor de Arte e Cultura no Colégio Dom Bosco em Petrolina/PE.
Para conhecer outros trabalhos acesse: www.flickr.com/photos/roberiobrasileiro



Facebook Comments